quinta-feira, 14 de março de 2013

Levantamento estatísticos de público nos jogos 2012

Diante de algumas questões levantadas em nossas redes sociais sobre o público nos jogos pelo Brasil, resolvemos levantar alguns dados estatísticos interessantes! Essa matéria publicado no blog do Emerson Gonçalves (Olhar Crônico) no site do Globo Esporte faz esse levantamento de forma clara.


Pouca gente vai ao futebol no país do futebol

Por Emerson Gonçalves - 14/03/2013




Há pouco mais de um ano dois posts desse OCE mostraram uma correlação entre a população e o público em alguns campeonatos da primeira divisão na Europa e o Brasileiro da Série A. Na sequência, em um post específico vimos que o verdadeiro país do futebol é a Escócia, onde, na temporada 2009, os estádios receberam um público equivalente a nada menos que 63% da população do país, apenas para os jogos da Scottish Premier League. Para comprar, é como se no mesmo ano o público do Brasileirão presente aos estádios tivesse sido de 121 milhões de torcedores. Difícil imaginar, não?
Naturalmente, o caso escocês é mais uma curiosidade do que um parâmetro a ser considerado, dadas as brutais diferenças de tamanho dos países e das populações envolvidas. Os posts citados, entretanto, mostram outros exemplos que podem e devem servir como parâmetros para nós.
Brasil 2012 – Menos de 7.000 pessoas nos jogos dos campeonatos nacionais
Levantamento realizado pela Pluri Consultoria mostrou que na temporada de 2012 menos de 15 milhões de brasileiros foram aos estádios para ver os jogos das quatro divisões nacionais e 19 competições estaduais de primeira divisão. Os 3.235 jogos analisados receberam um público total de 14,8 milhões de torcedores, com uma média por jogo de apenas 4.583 pessoas, com os jogos das divisões nacionais recebendo pouco mais que o dobro dos estaduais:
Os números acima não consideram a Copa do Brasil e oito campeonatos estaduais pelo mesmo motivo: ausência de números confiáveis. Algo incrível em pleno 13º ano do Século XXI. Se esses números estivessem disponíveis, a média seria ainda menor.
Agora comparando: a Bundesliga 2011/2012 levou 45.000 torcedores em média aos seus 306 jogos, resultando num público total de 13,8 milhões de torcedores. Alguns clubes, como vimos em post recente nesse OCE, tem ocupação média de praticamente 100% em seus estádios.
A tabela acima mostra que a Série A do Brasileiro e os estaduais de Pernambuco e Goiás são as competições com maiores médias de público. Considerando os públicos totais, os Brasileiros das Séries A e B lideram seguidos pelo estadual de Pernambuco.
Números preocupantes, sem a menor dúvida. E quem acessou os posts de 2012, que trouxeram números da Série A de 2009, pôde ver que as presenças do Maracanã e Mineirão não fizeram diferença digna de nota.
É para pensar…

Fonte: http://globoesporte.globo.com (Blog: Emerson Gonçalves "Olhar Crônico")






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por analise da administração do blog. Obrigada.