sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

UNIDOS DE BANGU - VICE CAMPEÃ DO CARNAVAL 2013


Fundada em 1937 por funcionários da antiga fábrica Bangu, a Unidos de Bangu é uma das mais antigas escolas de samba do Brasil. Madrinha da Acadêmicos de Santa Cruz e outras que surgiram através dela. 
Por motivos internos a Unidos de Bangu, deixou de fazer parte do carnaval carioca há cerca de 15 anos. Por iniciativa de um grupo de amigos a escola ressurgiu em 2013, já com um grande desafio em disputar uma vaga no grupo C.
Rafael Marçal, o atual presidente, uniu seus amigos e formou uma nova diretoria. A comunidade do Rio da Prata, em Bangu, abraçou a ideia e o resultado foi o vice campeonato.
Coincidentemente, o desfile aconteceu no dia 12 de fevereiro, mesmo dia em que a fábrica Bangu iniciou suas atividades a 122 anos atrás.
Em primeiro Lugar ficou a Unidos de Cabuçu, em segundo a Unidos de Bangu e em terceiro, a Engenho da Rainha. Três escolas sobem para o Grupo B e desfilarão em 2014, buscando uma vaga no Grupo de Acesso. 
Redação Oeste em Foco
Foto: Márcia Cavalcante
Vamos conhecer um pouco melhor essa linha história de superação
A agremiação, a exemplo do Casino Bangu e o Bangu Atlético Clube, nasce de um grupo de operários da hoje extinta Fábrica Bangu. A Unidos de Bangu é a quarta escola de samba mais antiga em atividade no Brasil, e a mais antiga da zona oeste do Rio de Janeiro. Só perde em tempo de existência para a PortelaMangueira e Unidos da TijucaSua quadra ficava localizada na Avenida Cônego de Vasconcelos, 1313, junto ao "paredão negro" (Bangu), que durante muitos anos foi um foco de resistência cultural, onde se jogava capoeira e dançava o jongo. Tendo sua bateria, oriunda da Estácio e as baianas, do Império Serrano. Pois a maioria dela morava na Serrinha, em Madureira. Onde é único lugar do país onde se dança o jongo.

Pioneirismo

  • É a quarta escola de samba mais antiga em atividade no Brasil, e a mais antiga da zona oeste do Rio de Janeiro.
  • Foi a primeira escola de samba a ter uma quadra coberta no Brasil.
  • Foi a primeira escola de samba a ter vinculo informal com um clube de futebol no Brasil.
  • Foi a primeira em adotar banheiros separados para homossexuais no Brasil.

A era de ouro de 1957-1963

Em 1957 a agremiação conquista seu primeiro título: na Série A com o enredo "Homenagem à aviação brasileira" conquistando 93 pontos.
Em 1958, na sua estreia no Grupo Especial a Unidos de Bangu fica na 12ª posição entre 18 agremiações com o enredo "Proclamação da República" conquistando 80 pontos.
Em 1959 a escola consegue seu melhor desempenho fechando na 8ª posição entre 17 escolas, o samba-enredo "O último baile da Corte Imperial" conquista 82,5 pontos dos jurados. Nesse carnaval a Unidos de Bangu ficou acima de escolas tradicionais como a Caprichosos de Pilares, Unidos da Tijuca e Unidos do Salgueiro. 
Em 1960 repetiu a mesma colocação, com 51 pontos, mas foi rebaixada pois a 8ª posição, neste ano, correspondia a última posição.
Em 1961 a escola não consegue se classificar para o Grupo Especial, mas fica com o honroso 3º lugar a apenas 3,5 pontos da vice-campeã a Tupi de Brás de Pina.
Em 1962 mais um título da Série A: 101 pontos com o enredo "Fragata de D. Afonso", derrotando a Beija-Flor de Nilópolis nos critérios de desempate.
Em 1963 a Unidos volta ao Grupo Especial pela última vez: fica em 9º lugar entre 10 escolas e é rebaixada para a Série A com apenas 44 pontos.

Encerramento e renascimento

A Unidos de Bangu encerrou suas atividades após uma lastimosa administração, que dilapidou o patrimônio da escola. A quadra, que ficava na Fábrica Bangu, possuía um contrato de uso e fruto pela Unidos de Bangu, logo, com a paralisação da escola, a quadra teve que ser devolvida à fábrica que posteriormente vendeu o imóvel.
Em novembro de 2012, após 15 anos de inatividade, a Unidos de Bangu voltou à atividade, herdando a vaga da Independente de São João de Meriti, impulsionados pelo crescimento do bairro, um dos mais populosos da Zona Oeste do Rio de Janeiro, fazendo com que um grupo de jovens se mobilizassem para a realização do desfile.

E nessa festa a Torcida do Bangu não poderia estar de fora, fomos convidados pela escola a participar da ala da torcida, ao qual homenagearia o Bangu Atlético Clube e assim fomos, afinal de contas... "a torcida reunida é BEM MELHOR que a do Fla Flu, Bangu... Bangu... Bangu!" 




VEJAM AS FOTOS DA ALA DA TORCIDA






















ONDE O BANGU ESTIVER, NÓS ESTAREMOS!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por analise da administração do blog. Obrigada.