"Regulamento dos juniores será o mesmo dos profissionais, com divisão em grupos."
Fonte: FutRio
Novidades nas divisões de base do futebol carioca. O Estadual Sub-20 vai ganhar novo formato a partir de 2013. Agora, ao invés do turno e returno em pontos corridos, os garotos vão seguir o mesmo regulamento dos profissionais.
Os últimos anos contaram com uma fórmula de muitos jogos, que só tinha término em agosto. Todos os 16 times jogavam entre si em turno e returno (Taça Guanabara e Taça Rio) em pontos corridos. O campeão de cada se classificava para a final que, em 2012, foi entre Nova Iguaçu (vencedor do primeiro turno) e Fluminense (vencedor do segundo), e o título acabou ficando com o Tricolor das Laranjeiras.
Para 2013, são dois grupos de oito equipes cada, e o formato é idêntico ao do Campeonato Carioca: na Taça Guanabara, os times enfrentam os da outra chave e os dois primeiros de cada avançam para a semifinal em partida única; na Taça Rio, o confronto é dentro do próprio grupo, e também avançam dois de cada uma. Ao término dos dois turnos, os campeões fazem a grande final, realizada em jogos de ida e volta.
Assim como o regulamento, a tabela também é idêntica e a maioria dos jogos acontece como preliminar dos profissionais. Apenas Audax (Arthur Sendas), Botafogo (Caio Martins), Fluminense (Laranjeiras), Flamengo (Gávea) e Vasco (CT de Itaguaí) optaram por não disputar as duas partidas em sequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário passará por analise da administração do blog. Obrigada.